5 de outubro de 2009

Ensinar com exemplo de vida

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.(Pv 22;6)

Hoje eu estava preparando o almoço e comecei á me lembrar como eu amo tomate! Desde criança sou assim, todos que me conhecem sabem disso.

Meu filho, de 3 anos é igualzinho. Quando ele vai comer, a primeira coisa que ele procura é o tomate.

Assim também acontece com as frutas. Eu sempre as deixei visíveis e de fácil alcance para ele. Não houve um dia sequer que ele não levasse futa de lanche para a escola. E ele ama!!!

Será que ele é assim simplesmente porque me "puxou"? Claro que não! O meu exemplo fala mais alto. Ele me vê comendo e come também.

Durante o preparo do meu almoço, o Senhor me trouxe á mente a realidade de Provérbios 22;6: ensinar a criança NO caminho. Ser exemplo, fazer junto, mostrar como é.

Educar a criança nos caminhos do Senhor vai muito além do cultinho doméstico, de comprar uma bíblia para cada fase da vida, de "cumprir seu papel" indo á igreja todo domingo, ou de ensiná-la á cantar todos os corinhos da Escola Dominical.

Educar a criança nos caminhos do Senhor é viver a vida de Cristo todos os dias de nossa vida, é trazer Seus preceitos para dentro de casa, é mostrar Seu amor nos nossos atos cotidianos e para com o próximo, é ter uma intinmidade tamanha com Ele fazendo com que Sua presença seja quase palpável. É fazer com que, através de sua vida, seu filho conheça o Pai verdadeiramente e passe a amá-lO com todo o seu ser.

Os dias de hoje têm sido cruéis para a educação dos filhos. A TV, a internete, os amigos... tudo tem tido mais influência na vida deles do que os ensinamentos dos pais.

É preciso ser vigilante, colocar,com joelhos no chão, nossa herança diante do Senhor constantemente de forma incasável, ensiná-los, fazer brotar a semente da Palavra em seus corações, para que, quando forem velhos, o mundo não consiga desviá-los.

Invista em seus filhos, vigiem como águias, perseverem e não deixem para outros fazerem o Deus colocou em suas mãos!


Nenhum comentário: